Nódulos Pulmonares

Dr. Marcelo Chagas Sales - Pneumologista

Nódulos Pulmonares

O nódulo pulmonar é um achado relativamente frequente nos exames de imagem, em especial a tomografia. Felizmente, na maioria das vezes tem uma causa benigna, ou seja, pode ser uma cicatriz de uma doença curada no pulmão, algum tipo de inflamação ou infecção mantida em um lugar delimitado para defender o resto do organismo. O contato com pessoas com tuberculose pode gerar uma reação e daí surgir um nódulo, por exemplo.

Quando biopsiar?

Se um nódulo for detectado no raios X de tórax ou tomografia, o paciente deve procurar auxílio de um especialista, para avaliar suas características. Quanto maior for o nódulo, maior a chance de ser um tumor. Se for pequeno, totalmente calcificado e se não apresentar evolução ao longo do tempo, a probabilidade de ele ser benigno é grande. Nesses casos, na maioria das vezes, não precisa ser tratado nem removido.

Maligno ou Benigno?

Subtítulo

Na grande maioria das vezes - mais de 90% dos casos -, os nódulos são benignos.
Já os nódulos malignos estão relacionados ao histórico do paciente (se é fumante e se tem antecedentes familiares de câncer de pulmão). Também é preciso observar suas características: tamanho, bordas irregulares, se evolui ao longo do tempo.